AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ricardo Alexadre - Nem Vem Que Não Tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal


A Editora Globo está lançado o livro Nem Vem Que Não Tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal de Ricardo Alexandre que tem a seguinte sinopse:

Nem Vem Que Não Tem - A Vida e o Veneno de Wilson Simonal

De menino pobre a ídolo pop. De maior astro do país ao banimento sumário dos palcos, da mídia, da história. Wilson Simonal descreveu a mais meteórica e trágica curva de ascensão e queda já vista no Brasil. Na metade final dos anos 1960, Simonal rivalizava apenas com Roberto Carlos em termos de popularidade. Dez anos depois, acusado de ser o mandante do sequestro e tortura de seu contador, foi estigmatizado como da ditadura militar ? e, oficiosamente, acabou condenado ao ostracismo artístico até morrer em 2000, corroído pelo álcool, pela depressão e pelo esquecimento do público.
Simonal era culpado ou inocente? Dedo-duro ou vítima de difamação movida por rancor, inveja, racismo? A polêmica, que se arrasta há quase quatro décadas, foi reacendida de vez em 2009, com o lançamento do documentário Ninguém Sabe o Duro Que Dei, dirigido por Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, cuja repercussão pôde ser medida pela avalanche de artigos em jornais, revistas e blogs com pontos de vista divergentes acerca de fatos.
Nesse contexto, Nem vem que Não Tem ? A Vida e o Veneno de Wilson Simonal, é uma contribuição mais do que bem-vinda. Se dedica a decifrar um enigma, talvez o maior de toda a história da música popular brasileira: como e por que o Brasil virou as costas para o cantor que era a voz e a cara do Brasil? Por meio de uma narrativa envolvente, o autor reconstitui passo a passo a trajetória de Simonal e suas muitas circunstâncias: do cotidiano de humilhações a que um negro brasileiro estava sujeito nos 40 e 50 ao resgate da autoestima com a descoberta do talento musical; dos arroubos de prepotência do artista mais bem pago do país à insuspeitada ingenuidade de quem se julgava malandro, mas acabou com uma conta imensa para pagar, ?exilado? no próprio país pelo resto da vida.

Nenhum comentário:

Teste