AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

domingo, 31 de julho de 2011

17º. Passo - Manter o foco


Segue a divulgação dos passos descritos no meu livro Em Busca de Um Objetivo, disponibilizado no Clube dos Autores, vide link http://www.clubedeautores.com.br/book/46280--Em_busca_de_um_OBJETIVO

17º. Passo - Manter o foco

Tracei como meta ao dividir meu objetivo, que me dedicaria algumas horas para escrever cada passo a ser dado, tal meta tem sido cumprida com certa “sombra” até o momento o que me propicia ir mais fundo nos conceitos que pretendia discorrer ao longo deste livro.

Sempre que nossa meta é dividada em pequenas metas que são factiveis de serem cumpridas, o desafio de conquistar o objetivo se tornar mais plausivel a medida que o tempo vai passado e as pequenas metas vão sendo atendidas. Nos sentimos mais confiantes com nós mesmos e vamos conquistando cada fatia da torta até ter o bolo completo em nossas mãos. Isso cria uma dinâmica de conquistas que a cada momento nos traz mais vontade de conquistar outros caminhos, outros passos e consequentemente traçar novos objetivos para o futuro. A coisa flui com uma facilidade que quando vemos estamos ultrapassando nossos objetivos mais elementares quando dividimos nosso objetivo em pequenos passos a serem dados.

O importante é mantermos o foco e não comemorarmos a vitória antes do momento adequado, pois comemorar antes pode e com certeza trará a nossa frente uma nova “sombra” que com certeza poderá abalar nossa estrutura diante do objetivo que já atingimos e poderá nos colocar em berço esplêndido e com certeza não teremos a oportunidade de chegar ao objetivo final.

Por isso, a importância reside em saber definir seus limites diários de passos para poder chegar ao objetivo sem queimar etapas importantes do processo. Apesar da velocidade ser um fator importante na conclusão do objetivo, muitas vezes, colocar a carroça na frente dos bois pode no colocar a mercê da conclusão de nosso caminho e com isso não chegariamos com facilidade a nosso objetivo.

Ter calma e perseverança também são fatores primordiais para a conquista do sucesso, seja ele qual for, temos sempre que perseverá sem isso não chegaremos lá.

Uma avalanche de caminhos vai surgindo a medida que o texto vai escorrendo da minha mente para o computador que me auxilia nesta tarefa no momento. Esta avalanche vai trazendo conceitos que fazem com que cada vez mais eu tenha a vontade de manter-me no foco desta redação e chegar ao ponto que tracei como limite a mim neste texto.

Obviamente você também tem que buscar as avalanches da sua vida que poderão lhe ajudar a chegar aos seus objetivos, o importante é estamos aptos a enxergar quando estes momentos acontecem diante de nossos olhos.

Se estivermos abertos e em sintonia com o momento com vivemos com certeza as antenas nos propiciaram a captar as ondas adequadas para sintonizarmos nos caminhos rumo ao nosso objetivo maior, qualquer que seja ele.

Esteja aberto a escutar, escolhar o caminho adequado e seguir viagem rumo ao objetivo pela estrada correta, somente assim nós conseguiremos nosso sucesso esperado.

Quem diria a um mês atrás que eu teria a oportunidade de me focar nesta mensagem para você. Nem eu mesmo acreditaria que surgiria na minha vida um tempo adequado, com a concentração adequada que me propiciaria escrever estes passos que escrevi até aqui.

Somente alguém mais poderoso que todos os mortais do mundo poderia conceber esta oportunidade que estou tendo neste momento.

Do nada vamos para o tudo, assim os dias se completam a cada minuto, do nada surge um tempo que propicia escolher em parte nosso caminho e com isso temos a certeza e acabamos com a motivação necessária para buscar um caminho que possa contribuir com outras pessoas que por ventura tenham a chance de ler este livro como você está lendo.

Veja como é importante a relação do escritor com o leitor, sem o leitor o livro perde totalmente o sentido, quando livros foram publicados e jamais foram lidos por um leitor? Com certeza foram muitos ao longo do tempo, ter o privilegio de ter você como leitor deste livro me traz a grata satisfação da missão cumprida, o que seria de mim, sem você e o que seria de você sem a oportunidade de ter tido este livro em suas mãos.

Mais do que a vontade de escrever, é minha vontade de ser lido, como o própiro Paulo Coelho diz não importa a quantidade de livros publicados e vendidos e sim a quantidade de seus livros que foram realmente lidos. Espero estar no caminho certo.

Neste décimo sétimo passo, eu quero me atender ao foco de nossa vida, sem foco jamais chegaremos ao ponto crucial da conquista de nosso objetivo.

Este ponto crucial nasce muito antes da vontade de chegar ao objetivo, nasce no intimo de nosso ser, pois é lá que reside a capacidade de fazer alguma coisa concreta por nós mesmos. Somente nós mesmos temos condições de viabilizar o ambiente correto para que o sonho do objetivo se torne palpável e também conquistável.

Traçar este ponto não é tarefa fácil depende de uma correta motivação interna, motivação não é a uma coisa que alguém possa dar para outro, ela nasce dentro de nós mesmos, a motivação do “eu interior” que é a figura mais forte dentro de você mesmo.

Buscar motivação é uma tarefa diária, que gera diversas barreiras em sua vida, se não for o objetivo de uma busca diária você perde no caminho, pois, as pessoas que perdem a motivação perde a razão de viver e consequentemete perdem o bonde sua própria história.

Perder o bonde significa não ter vontade de acordar para um novo dia, não ter vontade de ir trabalhar naquele trabalho que você está, buscar manter-se em uma zona de conforto que não modificará sua vida em nada no futuro.

Eu tenho esperança que este livro possa abrir seus olhos para você mesmo. Para que você possa buscar sua própria motivação e consequentemente viabilize suas conquistas de forma a ter um enorme prazer ao chegar aos objetivos que você próprio traçou para sua vida, somente assim este livro terá seu sentido completado quando de sua existência.

O simples fato de ter a oportunidade de ser lido já é o primeiro passo para que estas mensagens sobreviviam ao longo do tempo dando a oportunidade a que outros leitores tenham acesso a este texto.

Esta oportunidade que foi criada por forças divinas, veio em momento certo, junto a uma série de fatores que fizeram com o universo conspirasse a nosso favor e bons ventos nos trouxessem a este momento.

Viver a vida é um momento supremo de felicidade para o ser humano, ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo de uma vida também é um fator motivacional para nossa existência, pois temos a oportunidade de crescer juntos a medida que nos dispomos a colocar no papel a mensagem que estamos colocando neste momento.

Seja feliz, busque fazer aquilo que realmente o motiva para vida, somente assim você conseguirá realmente a felicidade nas pequenas coisas do dia-a-dia, parece chover no molhado, mais a vida é realmente uma sequência de fatos que inexoradamente nos levarão todos ao mesmo final, independente, se fomos ou não felizes durante nossa vida, alguns chegaram bem antes ou depois, mas no fim tudo realmente terá um final já conhecido por aqueles que já participaram desta vida e forão, eu espero, para planos melhores.

Uma das poucas coisas que tem atravessando minha vontade de partilhar com você esta mensagem, são fortes do dores nas mãos que estão redigindo este texto, isso como certeza é oriundo dos avanços técnicos dos últimos vinte ou mais anos que alinham-se precisamente a meu tempo de trabalho com computadores. Hoje a doença do século são as tendinites das mãos e o estresse da vida moderna.

Confesso que sou adepto de ambas as doenças, pois ficou muito tempo exposto aos teclados da vida e as pressões da vida moderna.

Mesmo assim estou superando a cada momento as dores que tenho nas mãos visando chegar a meu objetivo maior que é ter tido a oportunidade de partilhar minhas ideias com você que está me lendo neste momento.

O esforço tem sido bastante grande para poder conseguir relacionar as ideias e em uma ordem lógica e colocá-las no papel. Muitas pessoas tem muita dificuldade de organizar o raciocínio e isso se deve a falta de treino mental, como comentei em algum ponto, a leitura me fez abrir a cabeça para minhas coisas, se falar alguma coisa a alguém é tarefa muito dificil, mais dificil ainda se traduz na oportunidade de orientar alguém através de um texto bem escrito e bem formado.

Hoje a leitura está perdendo espaço para tecnologias mais modernas que facilitam, eu reconheço, a comunicação, porque ao invés de aproximar as pessoas cada vez as distancia mais e mais.

No futuro estaremos presos a nos mesmos, se não tivermos a oportunidade de compartilhar nossa vida com alguém, exceto com nós mesmos.

As profecias abalam meu ser neste momento, e tenho que retomar o foco, veja como as vezes podemos nos perder por caminhos que não foram traçados na maternidade, conforme disse Cazuza na década 80.

Viver é uma questão de opção, de conceito de aonde queremos chegar com nossa vida, saber o que você mesmo quer pode parecer fácil mais para a maioria das pessoas se torna tarefa muito dificil ao longo do tempo que ficam perdidos diante das “sombras” de outrora.

Caio Fernando Abreu escreveu em um conto muito bom chamado O Inimigo Secreto, depois de muito ir e vir na história, chegamos a conclusão que o seu maior inimigo é você mesmo, por isso tenha em mente que você deve superar somente você mesmo quando traçar um caminho a ser percorrido. Se você não conseguir convencer você mesmo, não chegará a seu objetivo.

Tenha sempre isso em mente, sem isso, não adianta seguir viagem.

Pare e reflita, você realmente acredita que conseguirá chegar ao objetivo? Se não, pare e ultrapasse as “sombras” que estão no seu caminho.

Nenhum comentário:

Teste