AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

sábado, 23 de julho de 2011

9º. Passo - Uma sombra: a revisão antecipada


Segue a divulgação dos passos descritos no meu livro Em Busca de Um Objetivo, disponibilizado no Clube dos Autores, vide link http://www.clubedeautores.com.br/book/46280--Em_busca_de_um_OBJETIVO

9º. Passo - Uma sombra: a revisão antecipada

Enquanto me concentrava para poder retomar o texto, resolvi me dedicar à leitura dos primeiros cinco passos que vocês leram até aqui para verificar se eu estava no caminho certo. A simples oportunidade de fazer esta atividade pode nos levar a nos desviar de nosso objetivo, por isso, logo imediatamente finalizei a revisão daqueles cinco passos, eu me vi diante da oportunidade continuar lendo e revisando e consequetemente justificar porque eu não retomei o texto a serem escrito.

Veja como isso é importante no contexto deste livro, uma nova “sombra” estava surgindo no meu caminho, até o momento que eu me dei conta e resolvi retomar o texto.

Como eu venho comentando desde o início, sempre eu ou você seremos os culpados se não conseguirmos alcançar nossos objetivos ao longo desta trajetória para não dizer caminhada.

Este novo passo é mais um indicativo que temos que nos concentrar em nossos passos para podermos chegar ao grande objetivo, sempre que traçamos um objetivo temos que dividi-lo em pequenos caminhos, pequenos passos, como já comentei ao longo desta caminhada.

Sempre que nos perguntamos por que não chegamos, nos damos conta que o maior inimigo nosso somos nós mesmos, apesar da “sombra” tentar justificar que são os outros os responsáveis por nossos insucessos. Quando na realidade somos nós mesmos.

Eu não vou descansar enquanto eu e você não tivemos isso totalmente em mente, pois somente assim conseguiremos chegar onde gostaríamos de chegar.

Veja como é importante sabermos que nós mesmos somos os responsáveis pelo nosso futuro, e aquela ideia de que nosso destino está traçado, é pura poesia de um importante poeta de minha geração.

Nunca se desvie do seu caminho, ao fazer isso, somente estará atrasando a chegada ao seu grande objetivo, isso não quer dizer que você não alcançará o objetivo e sim que você levará mais tempo para chegar.

Isso pode e talvez o leve a desistir do objetivo, por isso, é importante que você não se desvie do caminho, pois ao se desviar outros caminhos poderão surgir e fazer com que você esqueça completamente de seu objetivo e quando lembrar talvez não haja mais tempo para alcançar, pois o tempo pode ser finito para aquele objetivo.

Tenha em mente que você define quando e aonde chegará a cada passo, por isso o nono passo é referente a você refletir sobre isso mesmo, ao longo da caminhada, mantendo o rumo no caminho correto para chegar ao objetivo.

Não deixe se abater ao longo da caminhada é como se você estive buscando água ao longo do deserto, se você desistir ou modificar seu caminho poderá não chegar à água e consequentemente finalizar seu caminho antes da hora marcada.

Vamos sempre em frente buscando oportunidade, às vezes, as pessoas perdem coisas e acham que estão à beira de um precipício quando na realidade estão diante de um novo caminho que lhe darão uma nova oportunidade.
Eu mesmo tenho uma história para contar a vocês. Há alguns meses eu tinha um cargo bastante importante em uma grande empresa do Brasil, quando chegou o final do ano eu tive que executar um plano de redução de custos no qual infelizmente eu tive que optar em desligar algumas pessoas daquela empresa.

Ao fazer estas opções muitos destes profissionais que foram desligados se sentiram perdidos ao logo do caminho, eu tentei ao falar com cada um deles deixar claro que ao fazer as escolhas eu estava avaliando as oportunidades que cada um deles teriam pela frente ao sair da empresa, muitos entenderam outros nem tanto.

Ao longo desta caminhada, depois de finalizado o processo de redução de custos na minha cabeça, resolvi reunir os profissionais remanescentes e colocar para eles todo o raciocínio feito por trás da referida redução e ao comentar isso, acabei dizendo que eu estava dando a oportunidade de alguns profissionais terem uma nova opção de vida.

Fiquei sabendo através dos corredores que alguns profissionais, estavam dizendo que jamais gostariam de no futuro que eu lhe desse uma oportunidade como aquela que eu dei aos desligados. Ou seja, isso demonstra que a maioria de nós não está preparada para as oportunidades que podem e devem surgir ao longo de nossa caminhada.

Meses depois daquele evento, eu em conjunto com minha liderança chegamos à conclusão que forma que utilizei para dar oportunidades aos profissionais não teria sido a mais adequada e resolvemos dar uma oportunidade de sair da empresa a mim mesmo e com isso, eu acabei tendo a oportunidade de escrever este livro que você está lendo.

Veja como a vida é uma caixinha de oportunidades, se eu não houvesse dado oportunidades ao longo da minha carreira a outros profissionais jamais teria tido a oportunidade de ter a oportunidade de escrever este livro.

Devo confessar que ao ter àquela oportunidade, me senti diante de uma nova “sombra”, pois a pressão que comecei a sofrer por parte de quem teve a noção do que estava acontecendo poderia me desviar de cumprir com meus objetivos ao longo deste livro.

Tenho lutado diariamente para conseguir me manter no foco e conseguir chegar ao final deste objetivo sem me perder pelo caminho. Simplesmente, ao pensar na história que acabei de comentar passa pela cabeça aonde isso vai me levar, pois até o momento presente algumas semanas depois daquela oportunidade que consegui, ainda não retomei as atividades que sustentam a minha vida. Apesar de achar que ter a oportunidade de escrever sobre isso já seria o caminho para ter uma nova oportunidade de vida.

Muitas vezes, eu fiquei me perguntando por que não alcançamos nosso objetivo, e quanto mais o tempo passa, mais eu chego à conclusão que isso somente depende de nós mesmos, por isso, eu tenho tentando me concentrar nos momentos que estou sozinho, pensado nos caminhos a serem seguidos a me dar à oportunidade de escrever este livro e consequentemente ter a oportunidade de demonstrar a você que o caminho depende somente de você.

Vamos então ao novo passo, que deve culminar com o caminho a ser percorrido por nós mesmos.

Nenhum comentário:

Teste