AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Juremir Machado da Silva - Anjos da Perdição


A Editora Sulina publicou Anjos da Perdição de Juremir Machado da Silva que tem a seguinte sinopse:

Juremir Machado da Silva é um intelectual verdadeiramente aberto à interdisciplinaridade: jornalista, sociólogo, crítico literário e escritor, sabe buscar no cotidiano a matéria-prima para as suas reflexões. Não esqueço que nossa relação começou quando ele veio me entrevistar, em Paris, e terminamos falando sobre a beleza de Maitê Proença. Aprendi a reconhecer o pesquisador sério, o analista sensível, o entrevistador brilhante e o leitor apaixonado. Por tudo isso, aceitei fazer parte da banca que examinou a sua tese de doutorado.
Anjos da perdição -futuro e presente na cultura brasileira apresenta um painel envolvente das contradições do Brasil ao longo de sua história. Eis uma análise nãoconformista e muito interessante. O autor propõe uma crítica válida da visão intelectual abstrata, resultante de um cretinismo geral, contido cuidadosamente, que denuncia o cretinismo da televisão. O estudo contempla o naufrágio ideológico dos anos da ditadura militar. A imagem de um futuro radioso necessariamente prometido atirou o país fora de sua realidade. Em lugar da cristalização imaginária calcada sobre batalhas e suor, dinâmica recorrente em outras culturas, houve a cristalização de referências baseadas no futebol, no automobilismo (Pelé,.Senna...), etc.
Nada mais interessante em termos sociológicos que essa confluência de modernidade e arcaísmo descrita por Machado da Silva. Espiritismo, igrejas diversas, seitas, astrologia, culto de estrelas, megalópoles, o lúdico e o assassinato de crianças, bolsões enormes de miséria e áreas de forte industrialização convivem num país cuja bandeira ostenta um dístico positivista. Os intelectuais do ISEB sonharam, para além do futurismo, com um socialismo adequado ao Brasil. Os meios de comunicação de missa, co-produzidos pela realidade e pelo silêncio, mascaram a vida. Tudo isso circula neste denso estudo caracterizado pela perspectiva original, por um aporte teórico pluralista, pela maneira ousada de olhar o social e pelo questionamento profundo das promessas da modernidade. Uma tese de primeira grandeza.
Edgar Morin

Nenhum comentário:

Teste