AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Nascente de Ayn Rand


A Editora Landscape publicou o livro A Nascente de Ayn Rand que tem a seguinte sinopse:


Tão atual hoje quanto na sua época, A nascente é um romance sobre um herói – e sobre aqueles que o invejam e tentam destruí-lo.

No personagem do jovem arquiteto intransigente Howard Roark, Ayn Rand apresentou pela primeira vez a figura humana cujas atitudes e posturas na vida revelam o maior objetivo de sua escrita: o homem ideal, o homem tal qual "poderia ser e deveria ser".

Este controverso romance de Ayn Rand narra a história da luta do arquiteto Howard Roark, cuja integridade era imóvel como o granito... de Dominique Francon, a deslumbrante mulher que amava Roark, mas se casou com seu pior inimigo... da denúncia fanática lançada por uma sociedade revoltada contra um grande criador. Nesta obra-prima, Rand apresenta uma das idéias mais desafiadoras já narradas em um livro de ficção – a de que o ego do homem é a nascente do progresso humano.

"Como o meu propósito é a apresentação de um homem ideal, eu tive que definir e mostrar as condições que o tornam possível e que sua existência requer. Como o Homem atua entre outros homens e lida com eles, eu tive que apresentar o tipo de sistema social que torna possível a existência e o funcionamento do homem ideal — um sistema livre, produtivo e racional que exige e recompensa o melhor de cada homem, e que é, obviamente, o capitalismo laissez-faire.

Mas nem a política nem a moralidade nem a filosofia são fins em si mesmas, nem na vida nem na literatura. Só o Homem é um fim em si mesmo."

Não importa que apenas alguns em cada geração entenderão e alcançarão a realidade total da estatura apropriada ao Homem — e que o resto a trairá. São esses poucos que movem o mundo e dão à vida seu significado — e é a esses poucos que eu sempre procurei me dirigir. O resto não me diz respeito; não é a mim ou a A Nascente que eles trairão: é à suas próprias almas."

AYN RAND

Escritora e filósofa, Ayn Rand nasceu em 1905 em São Petersburgo, Rússia.

Aos oito anos de idade descobriu seu primeiro herói fictício em uma revista infantil francesa, concepção essa que permaneceu ao longo de sua vida. Aos nove anos ela decidiu se tornar autora de livros de ficção. Ayn Rand saiu da Rússia em 1925 decidida a nunca mais voltar. O livro inicialmente rejeitado por doze editoras, foi finalmente aceito e publicado em 1943. A Nascente fez história, se tornando um best-seller pelo boca-a-boca dois anos mais tarde, e fazendo com que sua autora se tornasse renomada como porta-voz do individualismo.

Nenhum comentário:

Teste