AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

terça-feira, 1 de maio de 2012

Arthur Schopenhauer - A Arte de Escrever

Arthur Schopenhauer - A Arte de Escrever

Uma das primeiras questões a serem destacadas na leitura do livro A Arte de Escrever de Arthur Schopenhauer eh o primor da organização, tradução, prefácio e das notas de rodapé feitas pelo tradutor Pedro Sussekind, na edição em versão pocket pela LPM Editores de Porto Alegre.

Depois eh o texto de Schopenhauer que traz visões díspares sobre A Arte de Escrever, tecendo comentários do que eu chamaria de A Arte de Ler. A dicotomia entre escrever e ler eh o cerne da questão vivenciada por vários escritores há muitos séculos. Normalmente, que gosta de escrever iniciou-se na escrita porque gostava sobremaneira de escrever.

Isso faz com que o mesmo, se veja diante da impossibilidade de tempo para dedicar-se a mesma vida a duas artes que tem prazer.

Quando um escritor está lendo, não consegui se desvincular de tal modo que possa escrever alguma coisa sem ser acometido pelas influencias do que esta lendo.

Eu mesmo agora, estou sendo influencia pela leitura recente deste livro, o que tornar-se importante ao escrever esta resenha, mas me distancia e contamina para os escritos posteriores a este.

A atualidade dos textos de mestre não podem passar desapercebidos pelo pretensos escritores como eu, não deixei de ler este pequeno e essencial livro.


Enviado pelo meu aparelho BlackBerry da Claro

Nenhum comentário:

Teste