AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Carlos Heitor Cony - JK e a Ditadura


A Editora Objetiva publicou de Carlos Heitor Cony - JK e a Ditaduraque tem a seguinte sinopse:

A partir de 1961, quando deixou o governo, até 1976, ano em que morreu num acidente nunca inteiramente esclarecido, JK passou pela “noite escura” dos processos, cassação, exílios e prisão, tornando-se um dos maiores vultos de nossa história. Em JK e a ditadura, Carlos Heitor Cony, colaborador de JK na redação de suas memórias, interrompidas por sua morte, e apoiando-se em documentos e depoimentos que recebera pessoalmente do ex-presidente, relata a vida do fundador de Brasília.

Em l964, Juscelino Kubitschek tentou de todas as maneiras evitar o golpe político-militar contra a democracia e as liberdades públicas, responsáveis pela violenta deposição de João Goulart, que fora seu vice-presidente em período anterior. Diante do fato consumado, JK acreditou que os novos ocupantes do poder honrariam a palavra empenhada, realizando a eleição presidencial marcada para o ano seguinte, na qual já era candidato homologado pelo partido então majoritário. Conforme o regime se fechava, eliminando os espaços de diálogo com a sociedade civil e inaugurando “os anos de chumbo” que marcaram a história do nosso tempo, JK tornou-se uma das maiores vítimas da repressão.

Longe do poder, Juscelino Kubitschek suportou as infâmias lançadas por seu sucessor, e logo depois, a perseguição promovida pelos militares que deram o golpe de 1º de abril de 1964. Mineiro de Diamantina, avesso a radicalismos, criou uma era de prosperidade e euforia que marcaria a história do nosso tempo. O presidente mais querido do país no século XX lutou pelo restabelecimento da democracia, mesmo depois de ter os direitos políticos cassados, sofrendo exílios e sendo preso por ocasião do AI-5. Excetuados os marechais e generais que se sucederam no governo do país, o nome e o exemplo de JK foram invocados por todos os que ocuparam a presidência da República.

Nenhum comentário:

Teste