AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

José Castello - As Feridas de Um Leitor


A Editora Bertrand publicou de José Castello - As Feridas de Um Leitor que tem a seguinte sinopse:

Após vencer o Prêmio Jabuti com Ribamar, José Castello apresenta "As feridas de um leitor", uma reunião clássica de textos críticos publicados na imprensa. Com esta publicação, os leitores comprovarão a excelente técnica analítica do autor e suas preferências literárias. No fim, uma certeza: a Literatura é muito mais complexa e divertida do que se pode imaginar.

O título foi escolhido pela maneira como Castello encara seu trabalho crítico. As “feridas” se referem às marcas, cicatrizes, golpes, que as diversas leituras provocam nele. Segundo o próprio autor, ele não faz uma leitura teórica. Escreve sobre um livro não para aplicar teorias, mas como alguém que viajasse a um continente distante e, na volta, fizesse um relato de suas observações pessoais a respeito da viagem.

Essa é a ideia central que permeia e liga todo o livro. Ele é também um registro de seu trabalho jornalístico nas páginas do Globo, Valor Econômico, Bravo, Rascunho, entre outros. Castello delicia-se em trabalhar com jornalismo literário – um tipo de jornalismo que, mais que os fatos, importam os pensamentos.

“Este livro, portanto, é muito mais do que a soma de vários ensaios sobre literatura. É uma obra em que cada artigo significa algo em relação ao outro, materializando-se num sistema de conjunto e coeso. Em cada frase, Castello consegue emitir o seu timbre de voz, compartilhando sua ética, seus pontos de vista, suas memórias, suas aflições, enfim, suas dores. Mas o melhor, sem a pretensão de dizer a verdade absoluta.” (Robinson Borges)


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...