AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Roberto Calasso - K (sobre Kafka)

A Editoria Cia das Letras publicou de Roberto Calasso - K (dica de Luis Fernando Verissimo em ZH) que tem a seguinte sinopse:
Todo leitor de A metamorfose, O processo ou O castelo conhece a sensação de absurdo e de extravio que experimentam os anti-heróis de Kafka em meio a tramas e argumentos labirínticos. Em K., Roberto Calasso convida o leitor a examinar essas narrativas, quase linha a linha, em busca dos princípios que ordenam seu conjunto.

K. representa a seqüência do estudo sobre a natureza e o lugar do mito na Antiguidade e na era moderna que Calasso iniciara em As núpcias de Cadmo e Harmonia e Ka. O método é o mesmo. Nos dois primeiros livros, o autor conduzia os leitores pelos meandros desconcertantes de dois grandes corpos mitológicos, transpondo a barreira lingüística do grego e do sânscrito. Agora, aplica-se a um objeto mais próximo e supostamente familiar, mas não menos desconcertante: as narrativas, cartas e diários de Franz Kafka, examinadas, citadas e comparadas com ânimo de detetive.

À primeira vista, a diferença não poderia ser maior: de um lado, a proliferação de divindades, cenários e versões; de outro, um universo urbano de elementos escassos e histórias que parecem não admitir nem progresso nem desenlace. Mas Calasso demonstra que Kafka, como nenhum outro, intuiu a configuração de poderes e potências que governam o destino do indivíduo moderno - e assim criou a mitologia mais perspicaz e cortante dos nossos tempos.

Nenhum comentário:

Teste