AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Nora Roberts - Coração em Chamas (Chasing Fire)

Nora Roberts - Coração em Chamas (Chasing Fire)

A Editora Chá das Cinco publicou em Portugal - Coração em Chamas.

Abaixo a resenha foi extraído do site http://agalaxiadoslivros.blogspot.com/2012/01/chasing-fire-de-nora-roberts.html


Neste livro que foi editado, sensivelmente, no início de 2011, se bem me lembro, a escritora, num romance muito escaldante e policial, apresenta-nos um grupo especial de bombeiros – os “smoke jumpers” (ainda não há propriamente uma designação em português), um grupo de combatentes do fogo muito comum nos Estados Unidos, sendo conhecidos pelos seus saltos de pára-quedas para o local onde se encontra o problema, tentando combatê-lo mais proximamente, havendo um tempo de resposta muito mais rápido do que as outras corporações que se deslocam ao local de carros e carrinhas.
A protagonista do livro, tendo crescido num ambiente em que combater o fogo não era uma opção, facilmente tomou a sua decisão e seguiu as pisadas do pai, tornando-se um dos melhores recursos da corporação do Missoula. Porém, ao começar a época do Verão, depois das suas merecidas férias durante o Inverno, as coisas vão complicar-se para o seu lado, visto que vai ser assombrada pela morte de Jim, o seu parceiro que não obedeceu estritamente às suas ordens e que aterrou mesmo em cima do fogo.
Entretanto, ao seu lado vai ter sempre Gull, um dos novos reforços que, para além de ser um bom amigo tentando ajudar os outros, sente uma grande atracção pela filha de Trip, o homem que o levou a candidatar-se ao seu mais recente trabalho.
Assim, estando à primeira muito receosa de que pudesse magoar-se ao se envolver com um colega, acabando por piorar as coisas em campo, Rowan acaba por se enganar, encontrando no colega alguém que a faz rir, sonhar, confiar, que a faz perceber o que é amar e aceitar o recente relacionamento amoroso do pai.
Sentimentos esses que acabam por ser cada vez mais aprofundados pelos problemas que os assombram – Dolly, a “companheira” de Jim que sempre odiou Rowan culpando-a pela morte deste, foi encontrada morta; o Reverendo que a acompanhava e com quem supostamente teve uma relação secreta também foi encontrado nas mesma condições; Rowan e Gull foram alvo de um tiroteio; o material e a sala onde este se encontra sofreram diversas tentativas de destruição…
Uma obra onde fiquei a conhecer e entender a vida de uma corporação de bombeiros americana, principalmente um grupo que não conhecia, os “smoke jumpers” como já referi, em que me deparei com algumas histórias familiares um pouco tristes dando graças aos e família que tenho, em que reencontrei, mais uma vez, um grande inimigo e uma das forças mais poderosas da natureza - o fogo…
Todavia, apesar do casal ser bem conseguido, as histórias e a amizade à volta dos bombeiros e isso, acho que o assassino, na minha opinião aquele que leva ao desenrolar de toda a acção, devia estar escondido não por uma ténue barreira que facilmente pode ser quebrada e a sua identidade desvendada, mas por algo mais consistente. No meu caso, logo nos primeiros capítulo, quando as coisas se começaram a desenrolar consegui logo perceber de quem se tratava e a história que o poderia levar a tomar as suas inumanas acções.
Gostando muito de Roberts, tratando-se esta de uma das minhas autoras favoritas, acho que, actualmente, os policiais (excepto o seu trabalho como J.D. Robb) não estão a ser bem conseguidos, tornando-se muito fácil para o leitor descobrir a identidade do criminoso, percebendo toda a história por detrás. Assim as histórias perdem pouco do seu encanto…
Contudo, acho que a minha leitura valeu a pena, tendo descoberto coisas novas, sendo-me apresentado um novo casal muito interessante e tendo passado um bom tempo, distraindo-me um pouco da vida rotineira dos problemas que assolam a sociedade actual portuguesa.
Sinceramente não é dos melhores, mas se quiserem lê-lo já sabem…

Nenhum comentário:

Teste