AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

sábado, 3 de outubro de 2009

Geneton Moraes Neto - Dossiê Gabeira: O Filme que Nunca Foi Feito


A Editora Globo está publicando o livro Dossiê Gabeira: O Filme que Nunca Foi Feitode Geneton Moraes Neto que tem a seguinte sinopse:

"Um livro-entrevista que se lê como um romance" - é assim que o escritor Ignácio de Loyola Brandão define Dossiê Gabeira: O Filme que Nunca Foi Feito, livro que traz a íntegra de uma super-entrevista gravada pelo repórter Geneton Moraes Neto com Fernando Gabeira, um dos mais ativos, originais e polêmicos personagens da cena política brasileira nas últimas décadas. Sem medo de controvérsia, Gabeira faz uma autocrítica rigorosa de uma trajetória marcada por lances dramáticos, como o seqüestro do embaixador americano em 1969, a prisão e o exílio. Depois, faz um grande balanço sobre o fim das utopias e traz a discussão para hoje. Gabeira faz provocações e mantém o tom polêmico ao tratar de temas atuais. Pergunta, por exemplo, por que é tão difícil organizar, no Brasil, homenagens a policiais mortos em serviço - um tema-tabu para militantes das causas dos direitos humanos.
O depoimento traz revelações, como, por exemplo, o nome de um famoso ator da TV Globo que participou da operação para disfarçar guerrilheiros que tinham seqüestrado o embaixador - um golpe espetacular contra o regime militar brasileiro. Gabeira põe um ponto final numa polêmica: definitivamente, quem escreveu o manifesto lido nos rádios e nas TVs não foi ele, mas o atual ministro-chefe da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o jornalista Franklin Martins. Entre as histórias surpreendentes, os esforços do senador Antônio Carlos Magalhães, para obter, junto à embaixada dos Estados Unidos no Brasil, um visto que permitisse a entrada de Gabeira em território americano. Quatro décadas depois do seqüestro, o hoje deputado Fernando Gabeira não pode entrar nos Estados Unidos. O que Gabeira tem a dizer sobre a acusação que lhe foi feita por Glauber Rocha: a de que teria proposto o "suicídio" do cineasta brasileiro
O experiente jornalista Geneton Moraes Neto abre o livro como um filme policial, com a descrição da cena em que Fernando Gabeira é baleado em plena rua e, caído, espera pelo tiro fatal.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...