AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

domingo, 5 de setembro de 2010

Daniel Piza - Noites Urbanas


A Editora Record publicou de Daniel Piza - Noites Urbanas que tem a seguinte sinopse:

Noites Urbanas é o primeiro livro de ficção adulta do jornalista e escritor Daniel Piza. São 28 histórias, das quais dez são contos e 18 são minicontos, escritas nos últimos cinco anos. Todas se passam em São Paulo na atualidade e trazem personagens de variadas regiões, idades e classes. Combinando o estilo indireto com diálogos e a abordagem intimista com ações, mostram uma cidade marcada por tensões e possibilidades, melancolias e sonhos – uma São Paulo que não se basta na superfície.

No primeiro conto, Educação pelo Outono, temos uma balconista de bar dividida entre dois homens e sua vontade de não estar onde está. Em Circuito Interno, a protagonista, uma arquiteta, vive uma estranha e absorvente situação que não sabemos até onde é real ou imaginada. Os homens também são captados por esse realismo sugestivo. Em Calor de Chuva, um operador da bolsa faz uma breve viagem a um passado que desconhece. Em Golpe de Vista, o duelo em campo de dois jogadores de futebol resume diferenças que vão além do gramado.

A jornada de um médico no mundo social de sua empregada, o amor obsessivo de um brasileiro por uma nissei, uma recriação de uma personagem de Machado de Assis, um fim de semana trágico em Campos do Jordão, a última noite de vida de um grande ator e um encontro quase fantástico com um profeta do esperanto. Vemos uma galeria de personagens e situações que os paulistanos podem identificar, mas que falam a leitores de qualquer parte. Também os minicontos vão do anedótico ao dramático, do filosófico ao lírico, para flagrar cenas de vidas suspensas em dilemas urbanos e contemporâneos.

Com desfechos abertos ou imprevisíveis, os textos captam conflitos da era virtual e pessoas que estão ao mesmo tempo apegadas a seu lugar e ansiosas para escapar dele. Desse modo, eles também tentam ir além de seu tempo e lugar. E revelam um ficcionista que faz da concisão sua força.

Nenhum comentário:

Teste