AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Anne Rice - Cristo Senhor - 01 - A Saída do Egito


A Editora Rocco é editora de Anne Rice no Brasil e publicou o livro Cristo Senhor - 01 - A Saída do Egito que tem a seguinte sinopse e pode ser encontrado no link da Submarino acima.




Muito já foi dito sobre a fase adulta de Jesus Cristo. Mas como teria sido a infância de um dos maiores símbolos da fé católica? Em Cristo Senhor – A saída do Egito, Anne Rice nos mostra Jesus aos 7 anos, tomando consciência aos poucos de que é diferente das outras crianças e tentando entender por que isso acontece. A autora mescla uma minuciosa pesquisa histórica a elementos de ficção para apresentar um Cristo humanizado, que conduz a narrativa em primeira pessoa e divide com os leitores suas dúvidas, seus medos e suas descobertas.
A trama começa no Egito, para onde José, Maria e alguns parentes fugiram, a fim de manter o filho de Deus a salvo da fúria do rei Herodes. Até o dia em que um anjo avisa a José que é hora de voltar para casa: a cidade de Nazaré, na região ocupada atualmente por Israel. Antes, entretanto, eles decidem fazer uma parada para acompanhar a grande festa da Páscoa no Templo de Jerusalém. Mas, com a morte de Herodes, a cidade é invadida por soldados que cancelam a comemoração e espalham um rastro de sangue e terror. Assustada, a família de Jesus continua a jornada até Nazaré, se deparando com homens violentos no caminho e ouvindo rumores sobre as batalhas entre os romanos, que dominavam a região, e os rebeldes que pretendiam tomar o poder.
Desde o início do livro, percebemos um Cristo totalmente sintonizado com o judaísmo, cuja educação é baseada na Torá e nas tradições orais contidas nela. Uma das fontes de consulta de Anne Rice foram os Evangelhos Apócrifos, que descrevem milagres feitos por Jesus ainda criança, como dar vida a pássaros de barro moldados durante uma aula em Alexandria, no Egito. Por não ter a exata dimensão de seus dons, o filho de Deus mata Eleazar, um vizinho valentão que costumava persegui-lo, e acaba trazendo-o de volta à vida, causando uma grande confusão. Ao mesmo tempo que vai percebendo do que é capaz, Jesus fica cada vez mais curioso a respeito de seu passado e das histórias que envolvem seu nascimento. Ele sabe que não é filho de José, mas tanto o carpinteiro quanto Maria o proíbem de fazer perguntas, dizendo que lhe contarão tudo quando chegar a hora.
Com o passar dos meses, Jesus começa a juntar todas as peças que encontra para tentar desvendar sozinho o seu passado. Fragmentos de conversas em família, lembranças de passagens da própria vida e histórias contadas por um rabino ajudam a montar o quebra-cabeça, que só fica completo quando Maria finalmente decide revelar tudo ao filho. Nas últimas páginas de Cristo Senhor, quem faz revelações é a autora, descrevendo a ligação dela com o catolicismo, o motivo de ter rompido com a Igreja e o retorno à fé católica, em 1998. Anne Rice ainda oferece aos leitores detalhes da extensa pesquisa feita para escrever a obra, avalia suas fontes de consulta e narra o processo que a levou a querer contar a infância de Jesus.


Nenhum comentário:

Teste