AJUDE O BLOG - COMPRE LIVROS NO LINK

sexta-feira, 29 de julho de 2011

15º. Passo - Seja espontâneo


Segue a divulgação dos passos descritos no meu livro Em Busca de Um Objetivo, disponibilizado no Clube dos Autores, vide link http://www.clubedeautores.com.br/book/46280--Em_busca_de_um_OBJETIVO

15º. Passo - Seja espontâneo

A espontaneidade de fazer as coisas também deve ser princípio a ser seguido quando estiver em busca de nosso caminho. O ser que é espontâneo nas atitudes faz com que os outros possam ser mais originais quando de suas ações e consequentemente não estarão afetados por possíveis “sombras” do passado.

Quando alguém para muito para pensar antes de agir, acaba poderando coisas que normalmente não afetaria sua decisão original se não houvesse parado para refletir aquelas coisas que na realidade são “sombras” que estavam ocultas até então.

Não estou dizendo com isso, que temos que fazer tudo sem parar nenhum segundo para pensar, o que estou dizendo é que temos que tentar ser mais espontaneos nas nossas decisões sem deixar que o meio nos afete fazendo que tenhamos posição diferente do que pensamos inicialmente.

Por isso, ao dar o décimo quinto passo, nós temos que focar em espontaneidade, somente assim, conseguiremos alcançar o famoso objetivo que temos pela frente, sendo espontaneo tomaremos as melhores decisões de nossa vida.

Ser espontâneo não é dizer tudo que lhe venha a cabeça sem ponderar antes, ser espontaneo é buscar a criança que já viveu em você. A coisa mais espontanea do mundo são as crianças antes da fase do colégio, todo o raciocinio está calçado no que ela conhece até aquele momento. A coisa é tão lógica que às vezes nós adultos temos que pensar bastante para entender o por que da resposta que a criança nos deu.

É isso que eu gostaria que nós recumperássemos em nossa vida, a espontaneidade livre de pré-conceitos estabelecidos pelas “sombras” que cruzam o nosso caminho.

Ao compor este texto tenho buscando ser espontaneo nas minhas colocações não dando margem para que as “sombras” contaminem este texto, veja como isso é dificil, durante o texto fiz referências a diversas “sombras” que tentaram me desviar deste objetivo.

O sentimento de poder escrever aquilo que internamente está gravado no meu ser, faz com que eu cresça mais a medida que estou colocando isso no papel para que outras pessoas como vocêm possa ler no futuro.

Isso se torna bastante importante para minha própria pessoa, pois traz a espontaneidade de poder escrever aquilo que gostariamos de passar como mensagem a você e aos futuros leitores deste texto.

Ser espontâneo nada mais é do que ser você mesmo, livre de pesos e medidas que ao longo da sua vida foram contaminando o seu ser, até fazer, com que você perdesse toda essa espontaneadade que está ainda dentro de você mesmo.

Busque a criança que você foi, assim você tomará as melhores decisões de que caminho deverá seguir daqui para frente para possa fazer algo diferente por você mesmo.

Ao fazer algo diferente com certeza você já começa a mudar o seu modo de pensar o mundo e pensar nos caminhos que o levarão ao objetivo.

É fazendo isso diferente que teremos condições de conquistar os passos, as pessoas, o ambiente que nos cerca, fazendo com que o universo comece a conspirar a nosso favor.

Por isso, nós temos que criar o ambiente ideal para conseguimos gerar a espontaneidade em todas as nossas relações.

Como fazer isso em mundo onde o imediato está tomando conta de tudo? Como ir na contramão da história que estamos vivendo no momento? Onde os meios e a velocidade de comunicação estão se sobrepondo a velocidade do próprio raciocinio do ser humano?

Simplesmente, sendo você mesmo e não deixando que as “sombras” tomem conta e o leve nesta mesma velocidade a um caminho sem rumo.

Não adianta tomar as decisões de forma rápida, sem pelo menos ponderá os caminhos iniciais que teremos que seguir.

Também não é para ficar parado no tempo, pensando, para o mundo que eu quero descer, o que estou escrevendo relaciona-se a vontade de chegar ao nosso objetivo, podendo os caminhos serem percorridos no tempo certo e dando um passo de cada vez, fazendo assim, com certeza chegaremos ao nosso objetivo.

Como comentei, nosso objetivo não pode ser buscado de forma abrupta sem a mínima organização previa. Tudo na vida depende de planejamento, por outro lado não podemos ultrapassar o tempo mínimo para planejar, pois se demoramos muito a velocidade do mundo pode botar em cheque nossas decisões antes de colocar efetivamente em prática.

Mensurar o tempo de resposta é muito importante para que possamos chegar ao caminho certo, no tempo certo e com a velocidade correta para alinharmos nossa estrategia rumo ao sucesso de nosso objetivo.

O mote deste passo é ser espontaneo em suas relações, dialogando com a criança que existe em você mesmo, buscando uma solução livre de contaminações de “sombras” que possam ter existido no seu caminho.

Quando resolvi começar a colocar este texto no papel, não me havia passado pela cabeça que seria concebido na forma de um diálogo com você, acho que este modo de escrever nos propicia a desenvolvermos melhor nossa habilidade, pois a medida que vou escrevendo posso ao mesmo tempo estar me sentido participante de uma modificação muito importante em sua e na minha vida, pois os principios que estão surgindo no texto fazem com que eu mesmo reflita sobre os próximos passos que estarei dando na sequencia a minha vida

Apesar de já buscar seguir os passos que tenho comentado até aqui, a coisa estava tão automática em mim mesmo, que às vezes eu mesmo me perdia nos caminhos que eu deveria seguir para chegar a meu objetivo maior.

Ontem mesmo, eu fiquei em silêncio neste texto, ou seja, sem escrever durante uma tarde inteira pois deixei que uma “sombra” se abatesse no meu caminho, apesar de ter consciência desta “sombra”, mesmo assim que eu não tive pulso para evitar que ela acontecesse e consequentemente acabei perdendo um dia importante de trabalho e culminou na retomada do texto somente depois das muitas horas da referida “sombra” ter sumido.

Isso demonstra a você o quando é importante não nos desviarmos do nosso objetivo, agora mesmo, eu estou aqui escrevendo e um pedaço da minha cabeça está tentando me tirar do texto querendo me levar para outras atividades.

Sempre fui um pouco autoditada nas minhas coisas, sempre busquei aprender através da experiência das pessoas que me cercam e muito através dos livros que foram lidos ao longo da minha vida, e digo não foram poucos, pois minha média não baixa de setenta leituras por ano.

Essa experiência de vida fez com que eu desenvolvesse algumas habilidades que outras pessoas jamais pensaram em desenvolver, uma delas está relacionada a ter diversos perfis de vida, dependo do chapéu que esteja usando no momento.

Para você ter uma pequena ideia do que estou escrevendo, às vezes sou um poeta, outras escritor de romances, outra especialista em contabilidade, outras auditor, muitas vezes sou pai da minha filha, outras vezes sou um eterno namorado da minha esposa. O mundo em que vivemos hoje nos tornou várias pessoas dentro de uma mesma pessoa. O que me diferencia de algumas pessoas é que eu tenho plena consciência dos muitos papeis que tenho que atuar durante um mesmo dia.

Por exemplo, enquanto minha filha está dormindo e estou liberado do papel de pai e posso me tornar o escritor deste livro que estamos escrevendo e lendo juntos.

Veja como é importante saber em qualquer papel você está, às vezes, as pessoas não se dão conta, por exemplo, no trabalho que são simplesmente apenas mais um trabalhador buscando seu sustento a cada dia, acham que o empresário depende e tem que valorizar cada passo que ele dê na empresa.

Quando na visão do empresario, você é apenas alguém de quem ele pode tirar algum proveito enquanto você tiver algum proveito para ser tirado. As pessoas se associam a algo não tangivel e acham que este algo tem alguma obrigação com elas no futuro, quando você deveria ser o ator de seu próprio personagem enquanto aquele cenário, aquele teatro estivesse disponivel para você atuar.

O que quero dizer com isso, é que você deve tirar o melhor proveito daquele momento, daquele tempo que está trabalhando para aquele empresário para poder se desenvolver, aproveitando ou criando oportunidades para se desenvolver.

Não pode ficar parado no tempo esperando que o empresário tome a iniciativa de lhe dar o melhor caminho a ser seguido, pois muitas vezes, este caminho pode simplesmente deixar de existir se você apostar todas as suas fichas naquele caminho.

Eu sempre tive em mente que era apenas mais um empregado quando passei pelas empresas em que trabalhei até o momento, por outro lado, sempre busquei as melhores oportunidades e me preparei para poder disputar estas oportunidades a medida que fossem surgindo em meu caminho.
Por isso, não deixe para estudar amanhã, o que pode ser estudado hoje, muito antes de que as pessoas pensem que aquilo deve ser estudado, se você se antecipar com certeza abrirá as melhores oportunidades para seu caminho.

Eu tento fazer isso diariamente em minha vida e busco orientar os que me cercam para fazer o mesmo, muitos conseguem abrir a cabeça e fazer diferente, outros vivem buscando o culpado por não conseguirem as coisas que gostariam de conseguir.

A dica deste passo, também é, nunca deixei de estudar, não precisa ser de um modo convencional, indo a escola, ao colégio, a faculdade, a universidade, é simplesmente ler um livro, um jornal, uma revista, assistir os noticiários, abrir a mente para as oportunidades que estão a nossa frente e às vezes ou normalmente outras pessoas acabam conseguindo as melhores oportunidades simplesmente por que nós ficamos justificando o não fazer com a seguinte frase: “mas eu não tenho tempo”.

O tempo é igual para todo mundo, o que você tem que saber é aproveitar todas oportunidades de fuga de seu próprio tempo.

O tempo de espera, em fila, em trânsito (obviamente se não estiver dirigindo), no meu caso, o tempo que você espera suas mulheres (esposa e filha) se prepararem para sair é um tempo muito grande para poder fazer outras coisas inclusive para o tempo de estudo.

Eu mesmo, como disse a pouco, leio mais de setenta livros ao ano, simplesmente porque aproveito cada momento que eu esteja sozinho para leitura de algum material, para isso, eu viabilizo toda a logistica para nunca estar sem algum material próximo as minhas mãos mesmo achando que não terei tempo durante aquele evento ou situação para leitura, ou seja, eu sempre tenho um livro, uma revista à mão quando estou me movimetando na vida.

Somente assim, o tempo pode ser melhor aproveitado, então não adianta você ficar se justificando que não tem tempo, pois ao não ter tempo, o seu próprio tempo de conquista vai diminuindo e com certeza você não chegará no caminho do seu objetivo.

Como isso eu não quero ser exemplo, pois eu não sou um dos melhores exemplos, o que eu gostaria é de lhe dar a oportunidade de refletir, o que você está fazendo para melhorar o seu dia de hoje que possa contribuir para você ter um futuro melhor daqui para frente e bem diferente do futuro que você teria se não fizesse isso hoje?

Somente você pode ter esta resposta, eu não me atrevo a cogitar um possível caminho, o que eu sei é que eu mesmo busco mudar minha vida a cada momento de forma a me desenvolver e consequentemente conquistar a oportunidade de escolha.

Como cometei em alguma parte anterior, eu mesmo abri mão recentemente de ganhar dinheiro de forma rápida em troca de melhor oportunidade de dirigir minha própria vida, não ficando com a sensação de impotência por ficar amarrado a algum contrato que me tirasse minha liberdade de escolha.

Isso já demonstra o caminho que busco para minha vida e acho que você deveria refletir quais caminhos gostaria de seguir para alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário:

Teste